PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

INTRODUÇÃO: Todas as escolas, assim como a nossa têm objetivos que desejam alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá­los é o que dá forma e vida ao Projeto Plurianual de Gestão. " O projeto [...] tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada, será importante ressaltar que o projeto [...] busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade( Veiga ­ 2002 p.14)". O projeto é um guia que indica direção a seguir, não apenas por gestores e professores, mas também funcionários, alunos, pais e responsáveis. Precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre esse norte, e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. É uma ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão, e não um documento para deixar engavetado e só revisto a cada início de ano. A construção do Projeto Plurianual de Gestão deve envolver as pessoas, ser coletivo, participativo, ter o compromisso dos colaboradores, sair das intenções e ir para a prática, norteado por instrumentos auxiliares, como por exemplo, os planos de ação. É necessário que as ações sejam executadas e atendam à realidade da comunidade escolar. 29/06/2016 Centro Paula Souza https://www.cpscetec.com.br/planoescolar/imprimirPlanoEscolar.php 2/79 Assim, são essenciais as participações e integrações de todos, com possibilidades abrangentes, que compõem as atividades que, de alguma forma, envolvam a escola nos seus diversos planos existentes: organização (escolar), financeiro (verbas destinadas e recursos adquiridos através de contribuições), pedagógicos (planejamento, avaliações e capacitações), administrativo e capacitivo. " As visões compartilhadas estimulam a coragem de uma forma tão natural que as pessoas nem percebem a extensão de sua coragem. Ter coragem é simplesmente fazer o que for necessário para realizar a visão". (Senge 1999) Nosso plano foi elaborado com contribuições de toda a comunidade escolar: docentes, discentes, pais, funcionários, considerando e permitindo, sempre que necessárias, revisões, atualizações e inovações, pois como parte de um organismo que está em constante modificação, permite aos participantes a renovação de seus objetivos.

OFERTA: A Etec Jaraguá oferece os cursos de Ensino Médio regular, período matutino; técnico em Administração e técnico em Informática, nos períodos vespertino; técnico em Logística, Administração, Eletrotécnica, Informática para Internet, no período noturno, e Comércio em EAD (com duas aulas semanais no período noturno); ensino técnico de Eletrotécnica integrado ao médio, técnico de Logística integrado ao médio, com aulas em período integral.

PROPOSTA: Na Etec Jaraguá, há incentivo ao corpo docente para desenvolver, junto aos alunos, ações sócio­construtivistas; e a participação da comunidade em projetos interdisciplinares, multidisciplinares, sociais, culturais, pesquisas, olimpíadas, etc. Assim, todas as ações são voltadas para desenvolvimento do olhar crítico ao mundo, aproveitando o aprendizado e o conhecimento obtidos pelo aluno durante o percurso de sua vida. Estas ações pautam­se nos VALORES: Valorização da vida, da biodiversidade, das relações interpessoais; Ética e Moral; Respeito mútuo e às diferenças; Responsabilidade; Colaboração e Solidariedade; Alteridade; Autonomia