Plano Plurianual de Gestão

 
O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos. 
 
INTRODUÇÃO
Todas as escolas, assim como a nossa têm objetivos que desejam alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá­los é o que dá forma e vida ao Projeto Plurianual de Gestão. " O projeto [...] tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. 
 
Nesta caminhada, será importante ressaltar que o projeto [...] busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade( Veiga ­ 2002 p.14)". O projeto é um guia que indica direção a seguir, não apenas por gestores e professores, mas também funcionários, alunos, pais e responsáveis. Precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre esse norte, e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. É uma ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão, e não um documento para deixar engavetado e só revisto a cada início de ano. A construção do Projeto Plurianual de Gestão deve envolver as pessoas, ser coletivo, participativo, ter o compromisso dos colaboradores, sair das intenções e ir para a prática, norteado por instrumentos auxiliares, como por exemplo, os planos de ação. 
 
É necessário que as ações sejam executadas e atendam à realidade da comunidade escolar. 29/06/2016 Centro Paula Souza http://www.cpscetec.com.br/planoescolar/imprimirPlanoEscolar.php 2/79 Assim, são essenciais as participações e integrações de todos, com possibilidades abrangentes, que compõem as atividades que, de alguma forma, envolvam a escola nos seus diversos planos existentes: organização (escolar), financeiro (verbas destinadas e recursos adquiridos através de contribuições), pedagógicos (planejamento, avaliações e capacitações), administrativo e capacitivo. " As visões compartilhadas estimulam a coragem de uma forma tão natural que as pessoas nem percebem a extensão de sua coragem. Ter coragem é simplesmente fazer o que for necessário para realizar a visão". (Senge 1999) Nosso plano foi elaborado com contribuições de toda a comunidade escolar: docentes, discentes, pais, funcionários, considerando e permitindo, sempre que necessárias, revisões, atualizações e inovações, pois como parte de um organismo que está em constante modificação, permite aos participantes a renovação de seus objetivos.
 
OFERTA
A ETEC Jaraguá oferece os cursos de Ensino Médio regular, período matutino; técnico em Administração e técnico em Informática, nos períodos vespertino; técnico em Logística, Administração, Eletrotécnica, Informática para Internet, no período noturno, e Comércio em EAD (com duas aulas semanais no período noturno); ensino técnico de Eletrotécnica integrado ao médio, técnico de Logística integrado ao médio, com aulas em período integral.
 
PROPOSTA
Na Etec Jaraguá, há incentivo ao corpo docente para desenvolver, junto aos alunos, ações sócio­construtivistas; e a participação da comunidade em projetos interdisciplinares, multidisciplinares, sociais, culturais, pesquisas, olimpíadas, etc. Assim, todas as ações são voltadas para desenvolvimento do olhar crítico ao mundo, aproveitando o aprendizado e o conhecimento obtidos pelo aluno durante o percurso de sua vida. Estas ações pautam­se nos VALORES: Valorização da vida, da biodiversidade, das relações interpessoais; Ética e Moral; Respeito mútuo e às diferenças; Responsabilidade; Colaboração e Solidariedade; Alteridade; Autonomia
 
ARQUIVO COMPLETO PARA DOWNLOAD