A ETEC

Com o Plano de Expansão instituído pelo Governo do Estado, foram construídas e implantadas diversas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) pelo Estado de São Paulo.  A Etec Jaraguá foi criada através do Decreto Estadual nº 55.313 de 05/01/2010, tendo como diretor pro-tempore, o professor Ivens José Nogueira.

A ETEC JARAGUÁ situa-se no bairro de mesmo nome que integra o distrito de Pirituba e está localizada na zona noroeste da cidade de São Paulo, tendo como ponto de referência a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, conhecida como antiga Estrada de São Paulo – Campinas.

A povoação original do bairro era de índios tupiniquins, até a chegada de portugueses e castelhanos, que desciam o Rio Tietê rumo ao interior.

Neste bairro, situa-se o Pico do Jaraguá, o segundo ponto mais alto da cidade de São Paulo e por onde passam, também, duas importantes saídas para o interior paulista: as rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

Inicialmente, a ETEC oferecia os cursos de ensino médio, período matutino; técnico em Administração, Logística, Eletrotécnica e Informática, nos períodos vespertino e noturno; a partir de 2013, passou a oferecer o ensino médio integrado ao técnico em eletrotécnica, com aulas nos períodos matutino e vespertino; e neste ano, Informática para Internet, no período noturno.

Em 2012, através de voto direto, o professor Ivens José Nogueira foi eleito diretor por quatro anos. 

Em Maio de 2016, através de voto direto, a professora Renata Maciel Botelho foi eleita diretora por quatro anos.